segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O JUIZ APITA, FINAL DE CAMPEONATO!

Finalmente acabou o campeonato brasileiro mais sem graça dos últimos tempos!


E por que o mais sem graça? Bom, pra começar, um campeonato brasileiro sem o clássico mais famoso do país perde um pouco da graça. Continuando, o que vimos esse ano foi um torneio ruim, nivelado pela parte de baixo da tabela, deixando clara a má organização dos clubes e péssima qualidade das equipes.
Bem antes do fim vimos o Cruzeiro levantar a taça, porém, até o último minuto da partida entre Atlético-PR e Vasco ainda não tínhamos a confirmação dos times rebaixados.
Resumindo, foi horrível! VOLTA MATA-MATA!

Mas tiveram as coisas boas também como, por exemplo, times de estados diferentes de São Paulo e Rio de Janeiro se destacando durante o ano.
Tava ficando chato o título brasileiro rodar pelas mãos dos cariocas e paulistas e os mesmos clubes fazerem parte da Libertadores todos os anos.
Esse ano os times mineiros deitaram o ano todo. As taças da Libertadores e do Campeonato Brasileiro estão lá em BH, só esperando pra ver se chega a do Mundial.

O Clube Atlético Mineiro, embora não tenha embalado no BR, fez bonito na Libertadores e, se estavam com medo de não contar com o Gaúcho no Mundial, ontem já se alegraram ao ver o craque voltar da contusão para os gramados e marcar dois gols logo de cara! Eu vou torcer muito pro Atlético em Marrocos! Não vai ser fácil não, mas a torcida está confiante.

O Cruzeiro mostrou toda sua superioridade esse ano em relação aos outros times do País e, merecidamente, levou o título! Foi tão superior que nem de graça.

Atlético - PR, classificado para a Libertadores depois de uma belíssima campanha liderada por Wagner Mancini, e Botafogo, que está na zona de classificação mas precisa secar a macaca na quarta feira, foram outros dois times que marcaram presença no campeonato e merecerem chegar onde chegaram! O furacão fez bonito e é lindo de ver os times do Paraná se destacando no cenário nacional. O fogão podia até ter entrado na briga pelo título se não tivesse tido uma queda de rendimento tão grande no meio do campeonato.
Ah, não me esqueci do Grêmio que, embora esteja enrolado nas questões financeiras, fez uma belíssima apresentação durante o ano, foi o vice-campeão e, claro, garantiu presença na Libertadores.

Passando pra parte sofrida do campeonato, a última rodada começou com, pelo menos, 6 times encurralados, com perigo de cair.
O Coxa fez a parte dele, venceu o tricolor paulista e decretou a queda do Flu que, mesmo vencendo o time do Bahia, não teve o que fazer para evitar a segundona. 
O Criciúma perdeu, mas como o Vasco foi atropelado pelo furacão por 5x1, permaneceu na série A e a 'vaga' ficou com o cruzmaltino. 
Os outros rebaixados, Náutico e Ponte, só cumpriram tabela, vitória e empate, respectivamente, pois já haviam caído rodadas atrás.

Ta tudo certo, tudo dentro dos conformes, o campeonato, apesar de ter sido sem sal o ano todo, poderia ter acabado pacificamente, com festa entre os torcedores mas não foi o que aconteceu!
Imagens como essas foram as que ficaram e ficarão na cabeça dos torcedores e telespectadores:


Teve gente se questionando sobre o Brasil ser o país da Copa e ainda acontecer esse tipo de barbárie. Calma, foi dito em todos os veículos de comunicação que o Clube Atlético Paranaense era o responsável pela organização da partida e, portanto, da segurança do local. Na hora da briga não havia nenhum policial dentro do estádio e não foi visto nenhum funcionário da empresa de segurança que o clube diz ter contratada.
Claro que o clube deve se responsabilizar pelo ocorrido e, mais, com a ajuda das imagens, ajudar a polícia a identificar os marginais envolvidos.
As imagens da briga já devem ter rodado o mundo todo e manchado a imagem do Brasil, mas isso não tem nada a ver com a realização da Copa ou não. Só serve de dica para que não falte segurança nos estádios nem na copa nem em nenhuma outra partida de qualquer campeonato.
É lamentável ver o futebol, que deveria ser motivo  de lazer e descontração, virar motivo de brigas e agressão entre torcedores rivais. Pelas reportagens é fácil reconhecer os envolvidos e deve ser tomada alguma providência em relação aos agressores, caso contrário, os estádios que deveriam servir de palco para os shows de futebol, vão virar campo de batalha entre as torcidas, afastando os torcedores que honram a camisa do clube de verdade.

Enfim, voltando para o campeonato, ano que vem teremos clássico carioca então na série B: Vasco, Fluminense, Ponte Preta e Náutico caíram e eu quero deixar uma pergunta pra vocês: O que faz com que um time, campeão brasileiro em 2012, passe pela humilhação do rebaixamento em 2013? 
Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense estão de volta!

Até 2014 com muuuitas emoções!


Nenhum comentário:

Postar um comentário