quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CURIOSIDADES!

O Furacão Paranaense completou seu 13º jogo sem perder; o Coringão perdeu mais uma com um belo golaço (de novo) do atacante Hyuri do Botafogo; a Lusa venceu; o Grêmio venceu e a Raposa também venceu e está cada vez mais firme e forte na liderança do campeonato da série A.

Mas o negócio é o seguinte. Já está virando rotina os cometários semanais dos jogos pelos campeonatos e, pra não ficar aquela coisa de blog que só comenta os resultados dos jogos, o Mulheres em Campo FC, agora, pelo menos uma vez por semana, vai contar curiosidades dos times brasileiros.
Pra você que é Palmeirense fanático, Flamenguista doente, morre pelo Tricolor Gaúcho e não conhece nada dos outros times, essa é a oportunidade.

Pra dar o pontapé inicial, as primeiras curiosidades têm que ser do também primeiro colocado do principal campeonato brasileiro: Cruzeiro Esporte Clube.



O Cruzeiro foi fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, isso mesmo, igual o Palmeiras. Quando o Brasil declarou guerra ao Eixo, na Segunda Guerra Mundial, o Governo de Getúlio proibiu e determinou que os nomes que fizessem menção direta ou indireta à Itália, Alemanha e Japão fossem trocados. Assim, o Palestra Itália mineiro, no dia 7 de outubro de 1942, em uma reunião entre sócios e dirigentes, decidiu tornar o clube em uma entidade totalmente brasileira e aprovou o novo nome: Cruzeiro Esporte Clube. O nome foi sugerido pelo ex-presidente do clube, Oswaldo Pinto Coelho e foi uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação Cruzeiro do Sul.
Já o mascote do clube, a Raposa, surgiu em 1945. Feita por Fernando Pierucetti, o Mangabeira, a Raposa foi inspirada num dos Presidentes do clube, Mario Grosso, conhecido pela sua astúcia, habilidade e inteligência quando na presidência do clube.
O Cruzeiro foi o primeiro e único time brasileiro a conquistar, pelo menos, um título por ano durante 15 anos (1990-2004); o primeiro clube a vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol no modelo de pontos corridos e o único a atingir a marca de cem pontos, se tornando o maior pontuador da história em um edição.

Que legal! Assim como eu, aposto que tem muita gente que não sabia de tudo isso!

O Cruzeiro é um grande clube, sem dúvidas, e tem tudo para se tornar o Campeão Brasileiro de 2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário